A Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Galardão, que investiga um grupo supermercadista suspeito de sonegar cerca de R$ 65 milhões em ICMS.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Itabuna e Ilhéus, além do bloqueio de bens de pessoas físicas e jurídicas envolvidas. A Justiça também determinou o uso de tornozeleiras eletrônicas por dois empresários, apontados como líderes do esquema.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Polícia Civil e a Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), o grupo praticava fraudes como a omissão de vendas sem nota fiscal, uso indevido de créditos tributários e envio de informações falsas ao fisco.
As investigações apontam ainda que os empresários encerraram empresas com grandes dívidas fiscais e abriram novas, em nome de terceiros, no mesmo endereço e com nomes semelhantes, numa manobra de sucessão empresarial fraudulenta.
A ação foi coordenada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) e envolveu diversas instituições de fiscalização e segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário