Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a chamada Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Entre as decisões tomadas, estão vetos ao reajuste salarial para policiais e integrantes da Agência Brasileira de Inteligência para o ano que vem. Assim, Bolsonaro já bateu o martelo e determinou que esse grupo de profissionais não ganhará aumento para 2023. Portanto, para saber mais, confira a seguir.
Bolsonaro veta aumentos de salário em 2023
Dessa forma, ao todo, Bolsonaro realizou 36 vetos de trechos da LDO. Porém, tudo o que não foi aprovado pelo presidente ainda pode ter uma chance em análise no Congresso Nacional. Além disso, nem tudo recebeu o corte presidencial. A emenda que garante o orçamento secreto, por exemplo, com recursos para deputados e senadores, se manteve.
Então, no geral, o que foi vetado pelo presidente é o passe de uma verba específica para o aumento de salário de algumas categorias. Além de policiais rodoviários federais, também não terão o aumento de salário para o ano que vem os seguintes profissionais:
Servidores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen);
Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Polícia Federal (PF);
Carreira de segurança pública do Distrito Federal.
Por fim, em sua justificativa, o governo explicou que o veto não influencia os aumentos de salários para a área da polícia. Isso porque, segundo Bolsonaro, já existe uma proposta encaminhada que trata sobre os reajustes de salários para servidores em 2023. Agora, é preciso esperar que essa proposta siga e siga então aprovada em suas fases, e daí receba a sanção presidencial. Até lá, nada fica definido sobre a possibilidade de aumento em 2023.
R7
https://seucreditodigital.com.br/bolsonaro-veto-salarios-servidores-2023/
Nenhum comentário:
Postar um comentário